A importância da Controladoria na Gestão do Varejo Alimentar
Responsável pela Gestão Econômica das Empresas, a Controladoria tem a MISSÃO de criar VALOR para a empresa e para os acionistas.
Não se pode pensar na Controladoria apenas como uma assessoria, mas sim como um órgão de apoio, com foco em assegurar a obtenção dos resultados planejados, apoiando todos os Gestores da empresa em todas as etapas do processo de gestão.
No varejo alimentar, por ser um segmento extremamente dinâmico, ter uma controladoria estruturada significa estar à frente da concorrência.
Para formatar ou estruturar a área de controladoria é preciso pensar nas etapas do processo de gestão, que engloba:
- Planejamento Estratégico;
- Planejamento Operacional;
- Programação;
- Execução das Atividades;
- Controle das Atividades;
- Avaliação de Desempenho da Empresa, das Atividades e seus Gestores.
Com a missão de assegurar a eficácia da empresa por meio da otimização dos resultados, a controladoria precisa de um gestor, denominado Controller, que juntamente com os demais Gestores de áreas e departamentos é responsável pela geração de lucro.
Para que a missão do Controller e demais Gestores sejam alcançadas, a INFORMAÇÃO PARA GESTÃO, que é a matéria prima para a tomada de decisão, torna-se imprescindível, e para isso os Sistemas de Gestão precisam estar preparados para disponibilizar o mínimo de indicadores (KPI´s) que apoiem os gestores e que precisam ir muito além do que apenas ter uma DRE – Demonstrativo de Resultados.
Para estruturar a controladoria é preciso pensar em duas grandes áreas, sendo elas:
- Área Contábil e Fiscal
- Área de Planejamento e Controle
A área contábil e fiscal é responsável pelas informações societárias, fiscais e funções de guarda de ativos, tais como demonstrativos a serem publicados, controle patrimonial, seguros, gestão de impostos, controle de investimentos entre outros.
A área de planejamento e controle incorpora a questão orçamentária, projeções e simulações, custos e a Contabilidade por Responsabilidade, ou contabilidade por unidade de negócios, elaboração e acompanhamento de projetos, análise de investimentos entre outros.
Dentre os vários benefícios de se estruturar a área de controladoria, destacamos a possibilidade de se estabelecer um Ritual de Gestão, que irá forçar todos os gestores, começando pelo Controller, a buscar melhorias em todos os processos da empresa, bem como irá provocar uma necessidade de apurar os resultados o mais rápido possível, para análise dos desvios de objetivos traçados e já buscar ações de correção.
Em nosso portfólio de produtos e serviços, além das ferramentas de Análise de Resultados temos também o serviço de estruturação da Controladoria e do Ritual de Gestão, que dividimos em três grandes grupos:
- GPD – Gestão pelas Diretrizes, no qual toda a estratégia da empresa é discutida com os Sócios Diretores, definindo as prioridades e gerando planos de ação para execução destas estratégias;
- GMQ – Gestão Matricial de Quebras, no qual os resultados comerciais são analisados com a participação da Gerência de Loja, Encarregados de Setores, Prevenção de Perdas e Gestores Comerciais;
- GMD – Gestão Matricial de Despesas, no qual os resultados de despesas são analisados com a participação da Controladoria, Gestores de Pacotes de Despesas e Gerência de Loja.
Na estruturação da controladoria a empresa terá de forma rápida e precisa as principais visões de acompanhamento do Varejo Alimentar, dos quais destacamos as listadas abaixo:
- DRE Parametrizável de acordo com a estrutura da empresa;
- Consolidada;
- Filial a Filial;
- Setorizada (Centros de Custos);
- Análise Vertical e Horizontal;
- Evolução Mensal com comparativo com período anterior e meta;
- Rateios de Despesas e Receitas das Unidades de Apoio (Matriz/CD);
- Detalhamento dos lançamentos;
- Gestão do CMV;
- Gestão de Pacotes de Despesas;
- Gestão por Centro de Custos;
- Indicadores;
- Venda por M2;
- Vendas por Checkout;
- Venda por Funcionário;
- Ticket Médio;
- Despesas de Pessoal por Funcionário;
- Consumo de Energia por KW;
- Consumo de Água por M3;
- Consumo de Óleo Diesel;
- E muito mais.
Não importa o tamanho da empresa, sem uma CONTROLADORIA estruturada é como navegar sem direção. Fale conosco: http://gsretail.com.br/fale-conosco/